NUDOC

Núcleo de Documentação – NUDOC

O Núcleo de Documentação (NUDOC) foi criado pela Resolução nº 04/CONSUNI, de 09 de março de 1983, é órgão vinculado ao Departamento de História, conforme Resolução Nº 02/CONSUNI, de 05 de abril de 1993.

De acordo com suas Normas Internas, o NUDOC tem como objetivos gerais preservar, divulgar e dialogar com os distintos acervos documentais (impressos, orais, digitais, iconográficos, entre outros), sob a responsabilidade do Departamento de História, ao funcionar como espaço laboratorial de ensino, pesquisa e extensão desenvolvido por pesquisadores em História em articulação entre a Universidade Federal do Ceará e a sociedade cearense.

São objetivos específicos do NUDOC:

  1. Desenvolver pesquisas científicas e atividades acadêmicas e culturais, através da constituição e diálogos com acervos documentais, produções historiográficas, ações político-pedagógicas e de produção e divulgação do conhecimento histórico;
  2. Auxiliar a pesquisa histórica realizada por estudantes, pesquisadores, professores das Instituições de Ensino Superior e da rede básica de ensino, no Departamento de História da Universidade Federal do Ceará em interlocução com as demandas da comunidade.
  3. Reunir, tratar, conservar, restaurar, difundir e organizar os acervos sob sua custodia, ao estabelecer e fortalecer uma política de preservação da memória e da história do Ceará;
  4. Funcionar como espaço laboratorial em auxílio às atividades realizadas na graduação e pós-graduação ao proporcionar a aprendizagem, a experimentação e o ensino acerca das técnicas e métodos da pesquisa histórica.
  5. Proporcionar diálogos e parcerias com instituições públicas e/ou privadas como forma de aproximação política e acadêmica com a comunidade cearense.
  6. Desenvolver políticas de promoção das memórias individuais e coletivas em prol da salvaguarda de arquivos, acervos e coleções púbicas e/ou privadas e sua valorização, sob o enfoque da produção e socialização do conhecimento histórico e historiográfico.
  7. Democratizar o acervo ao garantir sua acessibilidade a partir da compreensão de sua responsabilidade social, política e cultural acerca do valor histórico de seus documentos para a sociedade.

A Seção de Documentação do NUDOC está dividida em três setores de acordo com as especificidades dos acervos neles armazenados: a) Setor de Arquivo – composto por documentos históricos diversos e projetos do Departamento de História; b) Setor de Hemeroteca – composto por jornais e revistas nacionais e internacionais; c) Setor de Biblioteca – composto por acervo bibliográfico e periódicos.

Coordenadora: Cláudia Freitas de Oliveira

Endereço: Av. da Universidade, 2762 – Benfica – CEP 60020-180 – Fortaleza – CE (Área II do Centro de Humanidades).

Site NUDOC: http://www.nudochistoria.ufc.br/  

Email: nudoc@ufc.br